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A importância da jornada do paciente oncológico

21 de fevereiro de 2023

Mapear a jornada do paciente oncológico é uma estratégia que permite que a instituição e os profissionais de saúde obtenham informações que permitam melhorar a experiência do paciente em todos os pontos de contato.

Ao compreender a jornada do paciente, o sistema de saúde pode criar uma experiência personalizada que atenda às necessidades particulares de cada paciente, proporcionando uma experiência aprimorada.

Melhorar a experiência do paciente também pode refletir positivamente na gestão financeira da instituição, que pode buscar otimizações para reduzir o tempo médio de diagnóstico. 

Continue a leitura e saiba mais sobre a jornada do paciente oncológico!

Jornada do Paciente Oncológico

As instituições de saúde trabalham diligentemente para melhorar a satisfação dos seus pacientes e a prática de atendimento, questionando-se:  “Como podemos melhorar a experiência do paciente com câncer?”. 

Atualmente, muitos gestores de saúde encontram uma infinidade de dificuldades para capturar os desafios que os pacientes enfrentam em sua jornada de assistência médica. 

A jornada do paciente oncológico representa toda a sequência de eventos que se inicia desde a conscientização do problema, onde ele autoavalia seus sintomas, realiza pesquisas e considera possíveis condições de saúde. 

Geralmente, o contato inicial com a instituição de saúde é o próximo passo. O paciente busca o sistema de saúde via chat, e-mail, ligação ou visita presencial.

A partir disso, temos a realização de mais 4 etapas:

  1. Início dos cuidados. O paciente é avaliado em uma unidade médica.
  2. Adesão ao tratamento. A instituição de saúde oferece os cuidados iniciais e acompanhamento. 
  3. Mudança comportamental e de estilo de vida. São sugeridas mudanças na rotinas diárias O paciente da cura proativa para reduzir as reinternações e promover o bem-estar a longo prazo.
  4. Cuidados contínuos e saúde proativa.  O sistema de saúde incentiva o paciente a manter uma boa saúde, promovendo o envolvimento entre paciente e médico.

Esse foco renovado na experiência do paciente é resultado de uma tendência que vem crescendo cada vez mais, a iniciativa de cuidados baseados em valor. 

Assim, para manter a competitividade, as instituições de saúde estão trabalhando em melhorias contínuas para otimizar a experiência geral de assistência médica e manter os pacientes em suas redes.

A importância do Mapeamento da Jornada do Paciente Oncológico

O câncer é a segunda principal causa de óbitos nas Américas, depois das doenças cardiovasculares. 

De acordo com o Observatório Global do Câncer (Globocan), foram diagnosticados 4 milhões de novos casos de câncer e 1,4 milhões de pessoas morreram em decorrência da doença. Até 2040, estima-se que haverão 6,2 milhões de pessoas com câncer, se nenhuma medida for tomada. 

O diagnóstico do câncer ainda é um processo muito difícil e assustador para a maioria dos pacientes e seus familiares. 

Um passo fundamental para melhorar a jornada do paciente oncológico é entender como essa experiência é hoje. Portanto, mapear essa jornada é uma excelente opção.

Utilizando mapas de jornada do paciente, por exemplo, você consegue visualizar os pontos positivos, negativos e as lacunas da experiência para começar a identificar mudanças e adaptações necessárias.

Como resultado, a gestão e o corpo clínico estarão melhor preparados para gerenciar a jornada do seu paciente, melhorar os caminhos de atendimento e atender as expectativas, necessidades e desejos do paciente.

Benefícios de mapear a jornada do paciente com câncer

A experiência do paciente não deve ser algo abstrato ou idealizado. Neste cenário, os mapas da jornada do paciente com câncer são indispensáveis para que se compreenda todo esse processo de forma holística.

Assim, o mapeamento serve para revelar as facetas da interação entre o paciente e o sistema de saúde ao longo do seu relacionamento, até mesmo pontos na jornada clínica que acontecem fora da rede.

Essa experiência que vai desde o contato inicial até o atendimento continuado raramente é inteiramente satisfatória. Por exemplo, um paciente acaba cancelando sua consulta inicial devido a um contratempo, mas não recebe um acompanhamento para reagendar.  

É possível que a instituição perca esse paciente desnecessariamente. Usando mapas de jornada do paciente, visualizam-se essas inconsistências e lacunas que prejudicam tanto para o paciente quanto para a instituição de saúde com maior facilidade.

O mapeamento da jornada também oferece a oportunidade de transformar a experiência de assistência médica, tornando-a mais proativa, mantendo mais pacientes engajados e melhorando a satisfação geral.

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